terça-feira, 30 de setembro de 2008

Flávia, vivendo em coma...



Venho alertar todos os que passem por aqui para a situação de uma menina brasileira - Flávia - que se encontra em coma vigil desde 6 de Janeiro de 1998, quando sofreu um acidente na piscina do prédio onde morava: os seus cabelos foram sugados pelo sistema de sucção (demasiado potente para as dimensões da piscina), ela acabou por ficar ali presa tempo demais, até que teve uma paragem cardiorespiratória, que lhe provocou danos irreversíveis (tinha 10 anos na altura do acidente, hoje já está com 20).


Esta é uma história verídica que podem confirmar no blog que a Mãe da Flávia, Odele, criou para divulgar a situação da filha, pois há 10 anos que está à espera que seja feita justiça, já que todas as entidades envolvidas estão a querer esquivar-se a assumir as suas responsabilidades. É uma vergonha. Esta mãe tem que cuidar da filha 24h por dia, com muitas despesas, obviamente. Mas não é dinheiro que ela pede, aliás ela diz expressamente no blog que não aceita donativos, o que ela quer é que este caso seja divulgado o mais possível, e que os responsáveis sejam punidos, e lhe dêem as indemnizações de que ela necessita para poder cuidar da filha condignamente.


Durante este mês de Setembro Odele organizou uma Blogagem Colectiva (para protestar contra a lentidão com que está a decorrer o processo), e conseguiu reunir o apoio de 250 blogs, de vários países do mundo, muitos dos quais de Portugal. Eu já não fui a tempo de participar nesta iniciativa (soube deste caso há poucos dias), mas já me disponibilizei para futuras iniciativas.


São situações trágicas que podem acontecer a qualquer um de nós, e toda a solidariedade é bem-vinda. Aliás, no blog estão referidos vários casos que já aconteceram, com crianças e adultos, alguns dos quais com desfechos fatais. Aliás, como sabem, tb aqui em Portugal já aconteceram acidentes trágicos em piscinas e parques aquáticos, quase sempre por incúria dos responsáveis pela manutenção dos equipamentos que, com a sua irresponsabilidade, provocam a tragédia em muitas famílias.


Para cúmulo, no caso de Flávia, chegaram a acusar a própria mãe de ser co-responsável pelo acidente! Segundo Odele, a menina sabia nadar com desenvoltura, tinha 10 anos, 1,50m (a piscina tinha 95cm de profundidade) e estava acompanhada pelo irmão de 14 anos e mais dois amigos dele.


Podem ver os pormenores do sucedido com a Flávia e a luta da sua mãe para que se faça Justiça no blog Flavia, Vivendo em Coma...


Vamos ser solidários.

1 comentário:

ameixa seca disse...

Desconhecia completamente... Que coisas horríveis. E quem tem poder continua impune... Espero que se faça justiça em breve!