terça-feira, 7 de julho de 2009

Lentilhas com ovos escalfados

Esta receita é dedicada a uma menina de olhos cor de canela. Por vários motivos: 1º e principal: porque gosto muito dela; 2º: porque foi ela que me "levou" a cozinhar lentilhas pela primeira vez; 3º: por causa de alguns ingredientes desta receita (no comments).

Então vamos lá:

Ingredientes:
250g de lentilhas
1 chouriço mouro
2 dentes de alho
1 cebola
3 colheres (sopa) de azeite
tomate (usei 150 ml de polpa)
3 ovos
sal q.b.

Nota: a receita pede 3 tomates + 1 colher (sopa) de polpa de tomate.
Tb pede 100g de bacon, mas não pus (colesterol oblige...)

Lavar bem as lentilhas e cozê-las em água temperada com sal, juntamente com o chouriço, entre 30 a 35 minutos.

Picar os alhos e a cebola e refogá-los no azeite.

Adicionar a polpa de tomate (ou os tomates picados, sem peles nem sementes).

Tempera-se com uma pitada de sal, acrescentam-se as lentilhas e o chouriço cortado em rodelas, e uma concha do caldo da cozedura.

Deixa-se ferver, adicionam-se os ovos e tapa-se o tacho, deixando-os escalfar.

Baixa-se o lume e deixa-se cozinhar durante dois minutos.

Pode polvilhar-se com salsa (eu esqueci-me, apesar de a ter em cima da mesa, bem à frente do nariz...)

Nesta foto pode ver-se melhor que não se trata de ervilhas, como poderá parecer à 1ª vista. Pode clicar para ampliar.

Foi a primeira vez que comi lentilhas, e gostei bastante. Claro que assim no meio dos outros ingredientes não se nota nenhum sabor muito característico, mas posso dizer que gostei mais deste prato do que das tradicionais ervilhas com ovos escalfados.

Além disso, gostei do cheiro delas, o que para mim é muito importante. Eu tenho o (mau?) hábito de cheirar as comidas todas, facto que muito irrita a minha Mãe :)

E as lentilhas cheiram bem, tanto cruas como cozidas.

Gostei!


Fonte: Noções Básicas de Cozinha, da Impala.


12 comentários:

ameixa seca disse...

Tinha que meter chouriço, não é sua depravada? E não me metas nestas tuas desavergonhices senão vais desencaminhar-me e depois é a loucura he he
Muito obrigada pela dedicatória! Fico feliz por teres gostado das lentilhas :)

Noémia disse...

Olha eu também gosto de lentilhas, verdes, laranja, de qualquer cor. As tuas ficaram bem boas, pelo aspecto, claro!
Também tenho um cheiro apurado e selectivo! :)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Claudia,
Escalfar! Ovos escalfados!
Vivendo e aprendendo.
Gostei do prato e das novas palavras.
Beijos.

Isabel disse...

Ai também estou com tanta vontade de provar lentilhas! Aí está uma boa sugestão.
Tu e a Ameixa e as vossas poucas vergonhas!!!!!

Abóbora Amarelinha disse...

Cláudia tens que explicar á Ameixinha, que o chouriço era ás rodelas, não era inteiro...lol.
Eu nunca comi lentilhas, e um dos motivos, é precisamente porque o cheiro não me agrada, estou a ver que tenho de experimentar...
beijinhos

Natália Eleutério disse...

Nunca comi lentilhas e estou tentada a provar, ficou excelente, bjs.

Unknown disse...

Minha amiga querida, nunca experimentei lentilhas assim dessa maneira. Deve ter ficado uma verdadeira delícia!


Grande beijo

argas disse...

Muito bom aspecto! Também gosto muito de lentilhas! bjinhos

Nana disse...

Amiga, lentilhas faz um bem danado, coma mais viu!
Olha a história eu acredito que conheço sim, mas tb me lembra do Joãozinho e Maria, que a bruxa queria fazer para o jantar as pobres criancinhas hehehe
bjss

Susana Gomes disse...

Eu gosto muito de lentilhas, na sopa tb são óptimas.

O meu cunhado tem o mesmo hábito: dificilmente come alguma coisa sem cheirar antes...

Beijinhos.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Claudia

Vim agradecer o comentário deixado pelo meu aniversário!!!Amei!!!

bjus
ana maria

ameixa seca disse...

Também andas desaparecida em combate. Pestaneja para saber que está tudo bem. Como andam os bichanos?