terça-feira, 28 de junho de 2011

Vamos lá então...

ao cinema?

Cena do filme A Vida é Bela

 Na sequência deste questionário sobre Livros, chegou agora a vez dos filmes. Aqueles filmes que vale mesmo a pena ver, e rever. Os filmes que deixaram marcas.



1. Existe um filme que nunca te canses de ver?

Um dos filmes que até agora ainda não me cansei de ver é  África Minha , de Sydney Pollack. Adoro o filme, a fotografia, os actores. Adoro África.


2. Algum filme te fez abandonar a sala de cinema a meio da sessão?

Sim. O filme Sapatos Pretos, de João Canijo. Não aguentei a violência de algumas cenas, que achei exagerada  e desnecessária, e para mim insuportável.

3. Se escolhesses um filme para ser o filme da tua vida, qual seria ele?

E tudo o vento levou, de Victor Fleming. Sem comentários.

4. O que achas do cinema nacional? 

Ai, ai, ai. Não conheço o suficiente para me poder pronunciar. Vi muito poucos filmes para poder classificar o cinema português contemporâneo. Mas depois de ler o post da Moira, prometi a mim mesma que vou conhecer mais, para poder consolidar a minha opinião a esse respeito. :)
Adorei Mistérios de Lisboa, um filme com actores portugueses, baseado na obra de Camilo Castelo Branco, mas realização do chileno Raoul Ruiz. Mesmo assim, considero-o um (excelente) filme português. :)
Há uns bons anos, vi  Pesadelo Cor-de-rosa , de Fernando Fragata. Na altura gostei, mas já só tenho uma ideia vaga.
E pouco mais. Vi Amália, o filme, de Carlos Coelho da Silva, e não gostei muito. Nem sei explicar porquê. Achei os actores tão falsos...
Do aclamado Manoel de Oliveira, só vi Non ou a Vã Glória de Mandar. Um grande filme, sem dúvida.

5. Qual a cena mais bela e inesquecível que alguma vez viste num filme?
São muitas, é difícil, desfilam-me tantas pela cabeça, não consigo escolher uma. Acho que vou deixar este assunto para desenvolver mais tarde. Depois faço uma selecção de cenas inesquecíveis. 

6. Qual o actor ou actriz que te faz ir ao cinema?

Meryl Streep, sempre.  E Dustin Hoffman.

7. Tens algum autor/realizador preferido?

Não.

8. Indica alguns dos teus filmes preferidos.

Gandhi, de Richard Attenborough;  Uma História Simples, de David Lynch;  As Pontes de Madison County, de Clint Eastwood; Cinema Paraíso de Giuseppe Tornatore, O Carteiro de Pablo Neruda, de Michael Radford;   África Minha, de Sydney Pollack; A Vida é Bela , de Roberto Benigni. Acrescento: Acabei de me lembrar de mais um que adoro: Billy Elliot.

9. Qual o último filme que viste?

Os Rapazes da minha Vida, de Penny Marshall.

5 comentários:

Isabel disse...

Somos muito parecidas em termos de gostos cinematográficos:) E acho que apanhei o bichinho da Meryl Streep contigo, hehe
Ainda bem que te lembraste de Billy Elliot, é tão lindinho!
Bj

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Com tanto parlapié, acabei por me esquecer do "A vida é bela" também já o vi mais de uma vez e fico sempre a chorar.
Entretanto lembrei-me de mais um filme português que gostei: "O Mistério da Estrada de Sintra" de Jorge Paixão da Costa, como é um filme de época, deves gostar :)
Gostei das tuas escolhas e fiquei curiosa com Billy Elliot, que não tenho a certeza de ter visto.

Cláudia Marques disse...

Billy Elliot é muito bom, aquela luta - contra o preconceito - daquele rapaz que quer muito ser bailarino, é comovente. Gostei muito.
Entretanto lembrei-me de outro de que gostei muito, "Nascido a 4 de Julho", uma boa lição sobre o "american way".
E hei-de lembrar-me de outros...

Misturação - Ana Karla disse...

Olá Cláudia, me identifiquei com alguns filmes que você citou.
Vi sua presença no Misturação e vim dar-lhe as boas vindas.
Xeros

Pierre Le Gatô disse...

Mas Tia Cláudiaaaa...seu convite é uma ordem! hehe Vc e minha mãe teriam muita conversa de filme pra botar em dia sabe, ela é cinéfila de carteirinha, trabalhou 08 anos em uma locadora de filmes. Qd pequena ela já perdeu muitas noites de sono assistindo "E o vento Levou". Ela tbm curte muito os filmes nacionais e europeus! Agora nós vamos lá conhecer seus bigodinhos! Lambeijos do Pierre e uma beijoca da mamãe Tati!